Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

aula de carnaval para crianças


Aula especial de carnaval para as crianças
Tema: A escolha dos  Príncipe e da Princesa de Jesus!

Versículos da lição: Filipenses 4:8, 1ª Tessalonicenses 4:3,
 1º tessalonicenses 4:7
Obs: qualquer um desses versículos podem ser usados para memorização!
Objetivo: as crianças saberão o que é o carnaval e qual é a vontade de Deus pra vida delas
Conceito chave : Carnaval não combina com criança Cristã!
E o que fazer agora? Descobrirão que são príncipes e princesas de Deus e que terão escolhas de agir como tal.
Material necessário para esta aula: um desenho grande de boneca e boneco e roupinhas avulsas para vesti-los (igual as bonecas de papel de antigamente), e coroas de papel para presentes.
 Recepção: receba as crianças com alegria.
Oração: Ore a Deus para que a mensagem seja clara ao coração dos pequeninos
Louve a Deus, com alguns cânticos, escolhemos alguns que falam sobre obediência e sobre imitar Jesus, essas são apenas algumas sugestões, você pode escolher outros:
·         Te obedecer – Fernandinho Para menores
·         Com Jesus aprendi- os Ovelhas
·         Vou cantar bem alto- To na benção

·         Versículo bíblico: Faça um cartaz ou uma imagem para projetar em Power point  do versículo chave, nesta aula vou enfatizar 1º Tessalonicenses 4:7- PORQUANTO DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA IMPUREZA, E , SIM PARA A SANTIFICAÇÃO. (mostre o cartaz, mas é importante que as crianças alfabetizadas, aprendam a procurar e ler em sua própria bíblia).Explique para as crianças as duas palavras deste versículo:
·         Impureza= , que não é puro, misturado, contaminado
·         Santificação= processo para ser santo

Ensino Biblico: Diga para as crianças que acontecerá uma festa na cidade, nas escolas, nas ruas e na televisão chamada de carnaval, o que quer dizer isso? A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres (Wikipédia) ou diga a elas que esta festa quer dizer para fazer tudo que dá prazer pra gente é como se nestes dias pudesse fazer de tudo!

Mas a bíblia nos diz que Deus não os chamou para a impureza, somos muito preciosos nossa vida custou o sangue do seu filho amado que morreu por nós como está escrito em João 3:16, e a partir do momento que cremos e entregamos nossa vida pra Ele passamos a ser filho de Deus, ou filhos do REI. E a partir dai somos  PRINCIPES E PRINCESAS DE JESUS!! E um príncipe e uma princesa não saem por ai fazendo qualquer coisa.

Tem coisas que fazemos que nos deixam impuros, contaminados, misturados, e não combina com um príncipe ou uma princesa, Deus quer nos ver limpinhos de todo e qualquer pecado, por isso ele quer ver a gente cada vez mais com Ele o REI, nosso Pai!


(Esse foi o cartaz usado na aula de nossa igreja confeccionado pela Nataly Martin, Bruna Welte, ainda falta uma parte assim que tiver mais fotos eu postarei)
Olhe essa princesa, ela foi feita para parecer princesa, mas algumas coisas que ela faz não combina com princesa (faça, machas de color set marrom com palavras: roupa indecente, musicas feias, falsa alegria, bebida, ) e vá colando na boneca, e veja como ela vai ficando suja e manchada, não parecendo nem um pouco com princesa, ou príncipe.

No versículo de 1º Tessalonicenses 4:3, vamos descobrir qual é a vontade de Deus par nós, vamos ver? “Essa é a vontade de Deus a vossa santificação”!
Poxa vida, que lindo, Deus quer a nossa santificação, ou seja Ele quer que a gente seja santo, cada dia mais parecido com ele, e quando a gente entrega a vida pra Ele , nos temos uma nova roupa, e essa é a roupa de príncipe e de princesa. Vamos ver como vai parecer?
E se é para parecer com Jesus temos que perguntar:
·         as música que as pessoas cantam no carnaval, Jesus cantaria? Se Ele não canta, eu também não cantarei.(vá tirando aas manchas e montando o vestido de princesa, aproveite para falar sobre a letra das musicas que estão na boca da criançada)
·         As roupas que usam no carnaval Jesus usaria? Se ele não usaria eu também não vou usar. (A boneca e o bonequinho vão ficando cada vez mais com roupinhas de príncipes e princesas), aproveite e fale sobre as roupas que passam nas propagandas de carnaval  que passam na TV desagrada a Deus.
·         O jeito que eles se divertem Jesus faria igual, com bebidas, brigas, etc?Se ele não se divertia assim, eu também não quero pra mim.
·         Prontinho, agora sim, com as nossas escolhas, ficamos mais parecidos com o Rei, e nos tornamos uma verdadeira princesa e um verdadeiro príncipe!
Isso é santificação, parecer cada vez mais com Jesus.
No carnaval, eles falam que é tempo de ser feliz, ter muita alegria. Mas será que essa alegria é verdadeira? Muitos pais compram bebidas para se divertir, depois falta dinheiro pra comprar comida e a alegria acaba. Começam as brigas, e quem fica tristes são vocês, as crianças. Deus quer a alegria verdadeira de vocês, a alegria que só Ele pode dar!

Conclusão:  Qual é a sua escolha? Quer ser príncipe e princesa e agradar a Deus com a sua santificação? (Se tiver alguma criança que ainda não reconheceu que é pecador e ainda não entregou a vida pra Cristo, esse é o momento de orar com elas, pedindo pra Deus torná-las filhos e assim serem príncipes e princesas do reino de Deus!

Oração: Ore agradecendo a Deus por Ele nos ensinar e nos livrar de tanta coisa ruim , que nos deixam sujos, e por podermos ser verdadeiros  PRINCIPES E PRINCESAS!
Termine esse momento confeccionado com as crianças a coroa com o versículo de hoje!
Você pode levar desenhos para pintar para as crianças menores.
E levar material para confeccionar com as crianças maiores.
Se seu tempo for escasso, deixe preparado com antecedência!

Deixo aqui algumas ideias e moldes que encontrei na net:
coroa de E.V.A, pode ser feita de papel:








Desenhos para colorir (clic na figura para aumentar o tamanho):


Essa foi uma aula dada domingo passado em nossa igreja,( pela equipe da Nataly Martins,  com ajuda de Bruna, Alexander, Diego, Sônia, e Ana Claudia.)

"O versículo que nosso grupo fez eh no ritmo da música da banda: Train;  nome da música: Hey, soul sister

REi, Rei, Rei, Rei
Hey irmão tudo que é verdadeiro respeitável, justo, puro, amável e de boa fama; se a virtude e o louvor existe que isso ocupe a vossaaaaa.... mente
Filipenses 4: 8
Rei, Reeei, Rei, Rei"

Decidimos antecipar, porque as escolas comemoram no meio dessa semana, e pra nossa alegria, as crianças, escolheram ser parecidas com Jesus e agir como príncipes e princesas do reino de Deus!


 DEUS ABENÇOE VOCÊS!

Um comentário: